#testedopezinho medias

Posts tagged on #testedopezinho

Top Posts Recent Posts

Top Posts

💜”Quem me ama pega no meu pé!

💜”Quem me ama pega no meu pé!"💜. . . No dia 06 de junho é comemorado o Dia Nacional do Dia do Pezinho, e em Junho, quando temos o Junho Lilás 💜, gostaríamos de reforçar a divulgação do Teste do Pezinho. Muitas pessoas não tem conhecimento da importância e deste teste, e principalmente que está disponível ‼️gratuitamente‼️na rede pública. . . O Teste do Pezinho, exame preventivo gratuito e OBRIGATÓRIO‼️, é realizado no momento da alta hospitalar para todos os recém-nascidos. Ele identifica até 11 doenças e tem como objetivo diagnosticar e tratar precocemente doenças que podem causar deficiência intelectual... algumas doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e outras hemoglobinopatias, Deficiência de Biotinidase, Hiperplasia Adrenal Congênita e outros cinco distúrbios de oxidação de ácidos graxos. . . Os casos suspeitos são encaminhados para consultas e exames confirmatórios pelo SUS, no ambulatório especializado da FEPE (FUNDAÇÃO ECUMÊNICA de PROTEÇÃO ao EXCEPCIONAL - instituição SEM fins lucrativos, com 60 anos de existência, na área de saúde e educação especial) ou nos hospitais parceiros, onde atuam profissionais da Fundação. . . Além do Teste do Pezinho, o PNTN proporciona exames confirmatórios gratuitos para o recém-nascido, como por exemplo, o Teste do Suor, considerado padrão ouro na confirmação da Fibrose Cística, e também o Teste da Mãezinha, disponível para Gestantes. . . Atualmente, são triados mensalmente mais de 17 mil recém-nascidos no Estado. No ano de 2018, a instituição realizou mais de 1.043.862 testes do Pezinho e 667 testes do suor. . . 👉 Portanto, se vc conhece alguma gestante, não esqueça de avisar da importância do Teste do Pezinho e a rede de apoio da Fepe 👍😉@fepe_ecumenica ...

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária que acomete principalmente indivíduos de origem africana. Ela é ocasionada por uma mutação no cromossomo 11, levando a uma alteração na hemoglobina, dando origem à hemoglobina S. Esta alteração gera uma modificação na morfologia dos glóbulos vermelhos (hemácias), que passam a ter forma de foice. Isso faz com que sobrevivam por menos tempo, entre 15 a 20 dias (sendo que o normal seria de aproximadamente 120 dias), resultando em anemia hemolítica crônica. Hemácias em foice também são mais rígidas, por isso circulam com mais dificuldade pelos vasos sanguíneos e tendem a formar trombos, bloqueando o fluxo de sangue.

Dentre os sintomas da anemia falciforme, destacam-se: dor (provocada pelo entupimento do vaso sanguíneo e consequente falta de oxigenação do tecido), fadiga, icterícia, tendência a infecções, “síndrome mão-pé” (inchaço de mãos e pés), riscos de AVC, retardo no crescimento, entre outros.

O diagnóstico dessa doença é realizado através de exames laboratoriais, como o teste do pezinho e eletroforese de hemoglobina.

Dentre os tratamentos, muitas vezes são indicados certos medicamentos para diminuição das dores, bem como transfusão sanguínea em episódios de anemia severa. A única possível cura desta doença é através do transplante alogênico de medula óssea. 
#biomedicina #anemia #anemiafalciforme #saúde #tiraojaleco #farmacia #biologia #analiseaclinicas #testedopezinho #genetica.

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária que acomete principalmente indivíduos de origem africana. Ela é ocasionada por uma mutação no cromossomo 11, levando a uma alteração na hemoglobina, dando origem à hemoglobina S. Esta alteração gera uma modificação na morfologia dos glóbulos vermelhos (hemácias), que passam a ter forma de foice. Isso faz com que sobrevivam por menos tempo, entre 15 a 20 dias (sendo que o normal seria de aproximadamente 120 dias), resultando em anemia hemolítica crônica. Hemácias em foice também são mais rígidas, por isso circulam com mais dificuldade pelos vasos sanguíneos e tendem a formar trombos, bloqueando o fluxo de sangue. Dentre os sintomas da anemia falciforme, destacam-se: dor (provocada pelo entupimento do vaso sanguíneo e consequente falta de oxigenação do tecido), fadiga, icterícia, tendência a infecções, “síndrome mão-pé” (inchaço de mãos e pés), riscos de AVC, retardo no crescimento, entre outros. O diagnóstico dessa doença é realizado através de exames laboratoriais, como o teste do pezinho e eletroforese de hemoglobina. Dentre os tratamentos, muitas vezes são indicados certos medicamentos para diminuição das dores, bem como transfusão sanguínea em episódios de anemia severa. A única possível cura desta doença é através do transplante alogênico de medula óssea. #biomedicina #anemia #anemiafalciforme #sa úde #tiraojaleco #farmacia #biologia #analiseaclinicas #testedopezinho #genetica ...

Que dia! Quanta informação, quanta união, que oportunidade incrível de conhecer e abraçar muitos pessoalmente!

Eu realmente não fazia ideia de quanta gente me conhecia e acompanhava meu trabalho, e eu fico emocionada em saber que faço a diferença na vida de tantas pessoas. Muito obrigada mesmo, por todos os abraços e palavras de carinho que recebi hoje 💜

Nossas histórias são diferentes, mas estamos falando a mesma língua - doenças raras.

Estamos unidos pela ampliação do teste do pezinho, capaz de detectar  precocemente mais de 50 doenças raras. Se tratadas desde cedo, muitas crianças poderão ter uma vida praticamente normal!

E pensar que em menos de 2 minutos nós podemos fazer a diferença na vida dos que ainda estão por vir, deixando uma simples assinatura no abaixo assinado pelo teste do pezinho ampliado pelo SUS.

Faça a diferença você também 👇🏻
http://bit.ly/2QS1ZX4 (Link na bio)

#ConvivendoComDoençasRaras #VidasRaras #TesteDoPezinho #PezinhoNoFuturo #Evento #AbaixoAssinado.

Que dia! Quanta informação, quanta união, que oportunidade incrível de conhecer e abraçar muitos pessoalmente! Eu realmente não fazia ideia de quanta gente me conhecia e acompanhava meu trabalho, e eu fico emocionada em saber que faço a diferença na vida de tantas pessoas. Muito obrigada mesmo, por todos os abraços e palavras de carinho que recebi hoje 💜 Nossas histórias são diferentes, mas estamos falando a mesma língua - doenças raras. Estamos unidos pela ampliação do teste do pezinho, capaz de detectar precocemente mais de 50 doenças raras. Se tratadas desde cedo, muitas crianças poderão ter uma vida praticamente normal! E pensar que em menos de 2 minutos nós podemos fazer a diferença na vida dos que ainda estão por vir, deixando uma simples assinatura no abaixo assinado pelo teste do pezinho ampliado pelo SUS. Faça a diferença você também 👇🏻 http://bit.ly/2QS1ZX4 (Link na bio) #ConvivendoComDoen çasRaras #VidasRaras #TesteDoPezinho #PezinhoNoFuturo #Evento #AbaixoAssinado ...

São milhares de brasileiros com sintomas como infecções respiratórias, pneumonia, fezes com mau cheiro, fome excessiva, anemia e histórico familiar que não sabem que podem ter Fibrose Cística. #FibroseCística é uma das  #doençasraras que tem diagnóstico (#testedopezinho #testedosuor) e tratamento, vale ver o Nerdologia e procurar atendimento médico ;) #fibrosecistica #fibrosecística #diagnostico #cysticfibrosis #cfawareness #sintomas #cysticfibrosisfighter #Mucoviscidose.

São milhares de brasileiros com sintomas como infecções respiratórias, pneumonia, fezes com mau cheiro, fome excessiva, anemia e histórico familiar que não sabem que podem ter Fibrose Cística. #FibroseC ística é uma das #doen çasraras que tem diagnóstico (#testedopezinho #testedosuor ) e tratamento, vale ver o Nerdologia e procurar atendimento médico ;) #fibrosecistica #fibrosec ística #diagnostico #cysticfibrosis #cfawareness #sintomas #cysticfibrosisfighter #Mucoviscidose ...

Escolhi essa foto pra falar de amor. A minha amiga @jornalistalarissacarvalho me fez chorar muito hoje na missa do padre Alexandre contando a história do Théo, filho dela. Ele nasceu com uma doença rara. Tem 3 aninhos e não fala, nem anda. Mas o Théo poderia ser uma criança que corre pela casa inteira se a doença dele tivesse sido descoberta no teste do pezinho. Théo nunca poderia ter ingerido comidinhas ricas em proteína porque a proteína mata os neurônios dele. Sou testemunha do quando a Larissa sofreu em busca de respostas. E hoje aplaudo de pé a campanha dela pela ampliação do teste do pezinho no Brasil. Essa campanha precisa muito de multiplicadores pra obter 1 milhão de assinaturas. Por favor, vamos ajudar! É muito simples. Basta acessar maequeama.com.br e deixar sua assinatura. Lara, obrigada por me ensinar tanto sobre amor e sobre doação. Te amo. #maequeama #testedopezinho #theo.

Escolhi essa foto pra falar de amor. A minha amiga @jornalistalarissacarvalho me fez chorar muito hoje na missa do padre Alexandre contando a história do Théo, filho dela. Ele nasceu com uma doença rara. Tem 3 aninhos e não fala, nem anda. Mas o Théo poderia ser uma criança que corre pela casa inteira se a doença dele tivesse sido descoberta no teste do pezinho. Théo nunca poderia ter ingerido comidinhas ricas em proteína porque a proteína mata os neurônios dele. Sou testemunha do quando a Larissa sofreu em busca de respostas. E hoje aplaudo de pé a campanha dela pela ampliação do teste do pezinho no Brasil. Essa campanha precisa muito de multiplicadores pra obter 1 milhão de assinaturas. Por favor, vamos ajudar! É muito simples. Basta acessar maequeama.com.br e deixar sua assinatura. Lara, obrigada por me ensinar tanto sobre amor e sobre doação. Te amo. #maequeama #testedopezinho #theo ...

Vim aqui falar com vocês, a convite da @apaesp e da @tvzoficial sobre um assunto MUITO IMPORTANTE:
A campanha JUNHO LILÁS que visa conscientizar a importância do teste do pezinho já nos primeiros dias de vida dos nossos filhos. Isso pode mudar o futuro do nosso bem mais precioso.
Contem para todo mundo, relembrem as mães e pais próximos. Isso é muito importante de verdade!
.
A @tvzoficial apoia essa causa e em todas as lojas se São Paulo, tem uma urna onde podemos fazer a doação de nossas notas fiscais para contribuirmos 🍀
.
.
#apaesp #junholilas #testedopezinho #maternidade #tvzoficial #campanhadeconscientização.

Vim aqui falar com vocês, a convite da @apaesp e da @tvzoficial sobre um assunto MUITO IMPORTANTE: A campanha JUNHO LILÁS que visa conscientizar a importância do teste do pezinho já nos primeiros dias de vida dos nossos filhos. Isso pode mudar o futuro do nosso bem mais precioso. Contem para todo mundo, relembrem as mães e pais próximos. Isso é muito importante de verdade! . A @tvzoficial apoia essa causa e em todas as lojas se São Paulo, tem uma urna onde podemos fazer a doação de nossas notas fiscais para contribuirmos 🍀 . . #apaesp #junholilas #testedopezinho #maternidade #tvzoficial #campanhadeconscientiza ção ...

Oi pessoal! Hj foi a 1a saída dos Joca's de casa para fazermos o tão importante Teste do Pezinho. Uma maratona que merecia toda nossa atenção e amor.

O Teste do Pezinho é essencial para detectar precocemente diversas doenças raras. É dever do Governo oferecer o teste gratuitamente a todo recém-nascido e obrigação de toda mãe exigir esse direito.

A versão atual do Teste do Pezinho, disponibilizada na maioria dos Estados brasileiros, detecta apenas 6 doenças. Já sua versão Ampliada (disponível apenas em redes particulares), identifica até 53 doenças e contribui muito mais para um futuro saudável das nossas crianças

#Foitenso #TestedoPezinho #essencialparatodacrianca #JocasBaby #mamãedegêmeos #mãequecuida

Babadores by @minimalistashop 
Bodys by @carters.

Oi pessoal! Hj foi a 1a saída dos Joca's de casa para fazermos o tão importante Teste do Pezinho. Uma maratona que merecia toda nossa atenção e amor. O Teste do Pezinho é essencial para detectar precocemente diversas doenças raras. É dever do Governo oferecer o teste gratuitamente a todo recém-nascido e obrigação de toda mãe exigir esse direito. A versão atual do Teste do Pezinho, disponibilizada na maioria dos Estados brasileiros, detecta apenas 6 doenças. Já sua versão Ampliada (disponível apenas em redes particulares), identifica até 53 doenças e contribui muito mais para um futuro saudável das nossas crianças #Foitenso #TestedoPezinho #essencialparatodacrianca #JocasBaby #mam ãedegêmeos #m ãequecuida Babadores by @minimalistashop Bodys by @carters ...

Dia 6 de junho é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho.
Eu visto essa camisa.

#draanaescobar  #JunhoLilás #TestedoPezinho #TriagemNeonatal #Prevenção #Gestação #saude #sp #gravidez #bebes.

Dia 6 de junho é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Eu visto essa camisa. #draanaescobar #JunhoLil ás #TestedoPezinho #TriagemNeonatal #Preven ção #Gesta ção #saude #sp #gravidez #bebes ...

Most Recent

Como amo amamentar meus pequenos!!! Por aqui toda hora é hora...eles mamam super bem e até agora sem ferimentos nos seios🙏 .
Amanhã temos pediatra, vamos ver se estão crescendo e ganhando peso direitinho...
.
⏩TESTES QUE JA FIZERAM:
➡️teste do pezinho ...✔
➡️teste do olhinho ✔
➡️teste da orelhinha ✔
➡️teste da linguinha ...ainda iremos fazer!
.
.
.
#maternidadegemelar #maternidade #testedoolhinho #testedaorelhinha #testedopezinho #testedalinguinha #gemeos #maes2019 #slz #posparto #parto #prematuros #filhos #babys #gravidas.

Como amo amamentar meus pequenos!!! Por aqui toda hora é hora...eles mamam super bem e até agora sem ferimentos nos seios🙏 . Amanhã temos pediatra, vamos ver se estão crescendo e ganhando peso direitinho... . ⏩TESTES QUE JA FIZERAM: ➡️teste do pezinho ...✔ ➡️teste do olhinho ✔ ➡️teste da orelhinha ✔ ➡️teste da linguinha ...ainda iremos fazer! . . . #maternidadegemelar #maternidade #testedoolhinho #testedaorelhinha #testedopezinho #testedalinguinha #gemeos #maes2019 #slz #posparto #parto #prematuros #filhos #babys #gravidas ...

Na Coluna da Tia Patty tem muita informação para os pais e pequenos! Hoje  falamos da importância do #testedopezinho e do #junhovioleta na #dicadopediatra com @anapaulachalita - falamos da importância do #tempo na #dicadapsy com @psychristianalaterca  e tem receitinha delicia um pãozinho mara que sempre faço aqui em casa. Hoje tem #festajuninadafamilia CEEL da tia @rosangela.salles.16 . Bom domingo a todos é uma semana cheia de bençãos! Beijos da Tia Patty 💋💋.

Na Coluna da Tia Patty tem muita informação para os pais e pequenos! Hoje falamos da importância do #testedopezinho e do #junhovioleta na #dicadopediatra com @anapaulachalita - falamos da importância do #tempo na #dicadapsy com @psychristianalaterca e tem receitinha delicia um pãozinho mara que sempre faço aqui em casa. Hoje tem #festajuninadafamilia CEEL da tia @rosangela.salles. 16 . Bom domingo a todos é uma semana cheia de bençãos! Beijos da Tia Patty 💋💋 ...

(Continuação do post anterior)

ONDE SE PODE FAZER O TESTE DO PEZINHO?
Diversas maternidades já fazem o teste rotineiramente,antes da alta hospitalar, após o parto.Procure saber se isto é feito na maternidade onde nasceu o seu filho. Caso o teste ainda não tenha sido feito,você poderá procurar Postos de Saúde do seu município.

E SE VOCÊ NÃO QUISER QUE SEU FILHO FAÇA O TESTE?
Hoje em dia, o teste é obrigatório por lei em todo o território nacional. Alguns municípios, inclusive, não permitem que a criança seja registrada em cartório se não tiver feito o Teste do Pezinho anteriormente.

O TRATAMENTO É CARO?
No caso do hipotireoidismo congênito, o tratamento é simples e barato, mas requer o acompanhamento de um médico especialista. Já o tratamento da fenilcetonúria requer o uso de leite e alimentos especiais que são, muitas vezes, importados.

O QUE ACONTECE SE A CRIANÇA NÃO FIZER O TRATAMENTO?
Se o seu filho for portador de alguma dessas doenças e não for tratado convenientemente, certamente desenvolverá problemas no desenvolvimento físico e mental e de nada adiantará iniciar o tratamento depois que isso acontecer.

#TesteDoPezinho #MaternidadeReal #MamãeDePrimeiraViagem #Dicas #PapaiDePrimeiraViagem #Incentive #Saude #Cuidado #Bebê #SuperImportante #Vida

Marque uma mãe, marque um pai, marque um amigo(a) e compartilhe também essa dica.
E siga e indique nossa página, nos ajude ao alcançar o maior número de pessoas..

(Continuação do post anterior) ONDE SE PODE FAZER O TESTE DO PEZINHO? Diversas maternidades já fazem o teste rotineiramente,antes da alta hospitalar, após o parto.Procure saber se isto é feito na maternidade onde nasceu o seu filho. Caso o teste ainda não tenha sido feito,você poderá procurar Postos de Saúde do seu município. E SE VOCÊ NÃO QUISER QUE SEU FILHO FAÇA O TESTE? Hoje em dia, o teste é obrigatório por lei em todo o território nacional. Alguns municípios, inclusive, não permitem que a criança seja registrada em cartório se não tiver feito o Teste do Pezinho anteriormente. O TRATAMENTO É CARO? No caso do hipotireoidismo congênito, o tratamento é simples e barato, mas requer o acompanhamento de um médico especialista. Já o tratamento da fenilcetonúria requer o uso de leite e alimentos especiais que são, muitas vezes, importados. O QUE ACONTECE SE A CRIANÇA NÃO FIZER O TRATAMENTO? Se o seu filho for portador de alguma dessas doenças e não for tratado convenientemente, certamente desenvolverá problemas no desenvolvimento físico e mental e de nada adiantará iniciar o tratamento depois que isso acontecer. #TesteDoPezinho #MaternidadeReal #Mam ãeDePrimeiraViagem #Dicas #PapaiDePrimeiraViagem #Incentive #Saude #Cuidado #Beb ê #SuperImportante #Vida Marque uma mãe, marque um pai, marque um amigo(a) e compartilhe também essa dica. E siga e indique nossa página, nos ajude ao alcançar o maior número de pessoas. ...

O assunto hoje é teste do pezinho. 
Muitos conhecem como Triagem Neonatal, alguns como Teste de Guthrie e a maioria como Teste do Pezinho... Exame de extrema importância feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê e que permite identificar doenças graves, como: o hipotireoidismo congênito (glândula tireóide do recém-nascido não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios), a fenilcetonúria (doença do metabolismo) e as hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue –traço falcêmico e doença falciforme); entre outras doenças. 
Por que fazer o teste?
Porque essas doenças não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível.

QUEM DEVE FAZER O TESTE?
Todas as crianças recém-nascidas, a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento; Porém o ideal é que este procedimento seja feito no hospital. Ou seja, antes mesmo de mãe e bebê terem alta, entre o 2º e 5º dia de vida do bebê, quando ele já está recebendo leite.
 Isto porque qualquer pessoa pode ter um filho portador da doença, mesmo que nunca tenha aparecido um caso na família.

COMO É FEITO O TRATAMENTO ?
O hipotireoidismo congênito é tratado com pequenas doses de hormônio tiroidiano. Já a fenilcetonúria requer uma dieta especial (inclusive o leite).
O que é traço falcêmico?
É uma alteração herdada dos pais que afeta, diretamente, as células do sangue. Essa alteração não uma doença. Mas, se duas pessoas com traço falcêmico se unem seus filhos podem nascer com doença falciforme. Tanto o traço quanto a doença podem ser detectados através do Teste do Pezinho.

O QUE É DOENÇA FALCIFORME?
É uma doença hereditária que provoca dificuldades na circulação do sangue. A doença falciforme causa crises de dor aguda,infecções graves,icterícia (cor amarela no branco dos olhos)e cansaço. (Continuação no próx post)

#TesteDoPezinho #MaternidadeReal #MamãeDePrimeiraViagem #Dicas #PapaiDePrimeiraViagem #Incentive #Saúde #Cuidado #Bebê #SuperImportante #Vida

Marque uma mãe, marque um pai, marque um amigo(a) e compartilhe também essa dica.
E segue nossa página, nos ajude ao alcançar o maior número de pessoas..

O assunto hoje é teste do pezinho. Muitos conhecem como Triagem Neonatal, alguns como Teste de Guthrie e a maioria como Teste do Pezinho... Exame de extrema importância feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê e que permite identificar doenças graves, como: o hipotireoidismo congênito (glândula tireóide do recém-nascido não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios), a fenilcetonúria (doença do metabolismo) e as hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue –traço falcêmico e doença falciforme); entre outras doenças. Por que fazer o teste? Porque essas doenças não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível. QUEM DEVE FAZER O TESTE? Todas as crianças recém-nascidas, a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento; Porém o ideal é que este procedimento seja feito no hospital. Ou seja, antes mesmo de mãe e bebê terem alta, entre o 2º e 5º dia de vida do bebê, quando ele já está recebendo leite. Isto porque qualquer pessoa pode ter um filho portador da doença, mesmo que nunca tenha aparecido um caso na família. COMO É FEITO O TRATAMENTO ? O hipotireoidismo congênito é tratado com pequenas doses de hormônio tiroidiano. Já a fenilcetonúria requer uma dieta especial (inclusive o leite). O que é traço falcêmico? É uma alteração herdada dos pais que afeta, diretamente, as células do sangue. Essa alteração não uma doença. Mas, se duas pessoas com traço falcêmico se unem seus filhos podem nascer com doença falciforme. Tanto o traço quanto a doença podem ser detectados através do Teste do Pezinho. O QUE É DOENÇA FALCIFORME? É uma doença hereditária que provoca dificuldades na circulação do sangue. A doença falciforme causa crises de dor aguda,infecções graves,icterícia (cor amarela no branco dos olhos)e cansaço. (Continuação no próx post) #TesteDoPezinho #MaternidadeReal #Mam ãeDePrimeiraViagem #Dicas #PapaiDePrimeiraViagem #Incentive #Sa úde #Cuidado #Beb ê #SuperImportante #Vida Marque uma mãe, marque um pai, marque um amigo(a) e compartilhe também essa dica. E segue nossa página, nos ajude ao alcançar o maior número de pessoas. ...

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária que acomete principalmente indivíduos de origem africana. Ela é ocasionada por uma mutação no cromossomo 11, levando a uma alteração na hemoglobina, dando origem à hemoglobina S. Esta alteração gera uma modificação na morfologia dos glóbulos vermelhos (hemácias), que passam a ter forma de foice. Isso faz com que sobrevivam por menos tempo, entre 15 a 20 dias (sendo que o normal seria de aproximadamente 120 dias), resultando em anemia hemolítica crônica. Hemácias em foice também são mais rígidas, por isso circulam com mais dificuldade pelos vasos sanguíneos e tendem a formar trombos, bloqueando o fluxo de sangue.

Dentre os sintomas da anemia falciforme, destacam-se: dor (provocada pelo entupimento do vaso sanguíneo e consequente falta de oxigenação do tecido), fadiga, icterícia, tendência a infecções, “síndrome mão-pé” (inchaço de mãos e pés), riscos de AVC, retardo no crescimento, entre outros.

O diagnóstico dessa doença é realizado através de exames laboratoriais, como o teste do pezinho e eletroforese de hemoglobina.

Dentre os tratamentos, muitas vezes são indicados certos medicamentos para diminuição das dores, bem como transfusão sanguínea em episódios de anemia severa. A única possível cura desta doença é através do transplante alogênico de medula óssea. 
#biomedicina #anemia #anemiafalciforme #saúde #tiraojaleco #farmacia #biologia #analiseaclinicas #testedopezinho #genetica.

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária que acomete principalmente indivíduos de origem africana. Ela é ocasionada por uma mutação no cromossomo 11, levando a uma alteração na hemoglobina, dando origem à hemoglobina S. Esta alteração gera uma modificação na morfologia dos glóbulos vermelhos (hemácias), que passam a ter forma de foice. Isso faz com que sobrevivam por menos tempo, entre 15 a 20 dias (sendo que o normal seria de aproximadamente 120 dias), resultando em anemia hemolítica crônica. Hemácias em foice também são mais rígidas, por isso circulam com mais dificuldade pelos vasos sanguíneos e tendem a formar trombos, bloqueando o fluxo de sangue. Dentre os sintomas da anemia falciforme, destacam-se: dor (provocada pelo entupimento do vaso sanguíneo e consequente falta de oxigenação do tecido), fadiga, icterícia, tendência a infecções, “síndrome mão-pé” (inchaço de mãos e pés), riscos de AVC, retardo no crescimento, entre outros. O diagnóstico dessa doença é realizado através de exames laboratoriais, como o teste do pezinho e eletroforese de hemoglobina. Dentre os tratamentos, muitas vezes são indicados certos medicamentos para diminuição das dores, bem como transfusão sanguínea em episódios de anemia severa. A única possível cura desta doença é através do transplante alogênico de medula óssea. #biomedicina #anemia #anemiafalciforme #sa úde #tiraojaleco #farmacia #biologia #analiseaclinicas #testedopezinho #genetica ...

Os pés mais lindos com uma furadinha de amor passando por aqui..
👶🏻😍
#testedopezinho
#pes 
#bb
#nenem.

Os pés mais lindos com uma furadinha de amor passando por aqui.. 👶🏻😍 #testedopezinho #pes #bb #nenem ...